domingo, 14 de julho de 2013

De compras a viagens: estude matemática no seu dia a dia

Se você acha que os conteúdos ensinados na escola nunca serão úteis fora do colégio, está enganado. Se dar bem em matemática não implica apenas em tirar notas boas e dar uma de CDF na sala. Ao dominar os cálculos e macetes ensinados pelos professores, você pode facilitar - e muito - a sua vida fora da escola. Confira alguns exemplos:


Probabilidade e análise combinatória




Sabe aquele seu tio que insiste em jogar na Mega-Sena a sequência 01 - 02 - 03 - 04 - 05 - 06 e você ri, dizendo que essa combinação não será sorteada nunca? Pois saiba que a probabilidade de sair essa combinação é a mesma de qualquer outra. “Nesse caso, o cálculo do número de elementos do espaço amostral é feito pela combinação simples de 60 elementos seis a seis”, explica Burani.

O espaço amostral é representado pela quantidade de diferentes subconjuntos com seis elementos formados a partir do conjunto dos números naturais de 1 a 60. Na prática, o cálculo seria algo como: (60!)/(6! x 54!), que resulta em 50.063.860 possíveis cartões de Mega-Sena. Independentemente da combinação, a chance é sempre de uma para mais de 50 milhões. O raciocínio é o mesmo com os jogos de dado: a chance de um número pré-determinado ser sorteado é um para seis.

Geometria espacial


Observe as embalagens dos produtos na prateleira do supermercado ou mesmo na estante da sua casa. Eles não lembram algo? A latinha de refrigerante que você segura não pode perfeitamente ser um cilindro, daqueles que o professor mostra nas aulas de geometria? E a caixa do notebook, que você comprou e guardou para aproveitar a garantia, não pode ser considerado um paralelepípedo reto-retângulo? “Em geral, os líquidos vêm em uma lata cilíndrica pela facilidade de manuseá-la e segurá-la”, explica Burani. O domínio dos sólidos estudados em sala, garante, dá ao estudante a possibilidade de calcular o volume que vai dentro da lata. Esse conhecimento pode ser um bom aliado na hora de decidir quanta bebida comprar para o final de semana.

Escala


Planejar aquela viagem com os amigos é bem mais fácil se você conhecer bem as escalas.  Marque no mapa a origem e o destino e calcule a distância que vocês irão percorrer antes mesmo de sair de casa. Assim, na hora de dividir a gasolina, o rateio pode ser feito antecipadamente. “Com regra de três e interpretação dos valores da escala que aparecem no mapa, o aluno pode tanto calcular a distância entre dois pontos quanto a área aproximada de um país”, diz o professor.


Função do segundo grau



Imagine-se dono de uma empresa que vende determinados produtos. Pode ser qualquer coisa: roupas, instrumentos musicais ou o que você preferir.  Você provavelmente precisará estudar o lucro da empresa em relação ao número de mercadorias vendidas. Esse cálculo pode ser feito através de uma função do segundo grau, representada pela fórmula f(x) = ax² + bx + c e que pode ser expressa graficamente. “Nesse caso, se a concavidade da parábola for voltada para baixo, haverá um ponto de máximo, ou seja, pode-se determinar o número de mercadorias que devem ser vendidas para maximizar o lucro”, ensina Burani.

Fonte: http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/matematica-dia-a-dia
Postado por Raildo Sales

Nenhum comentário:

Postar um comentário