sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Bate-boca e agressão marcam assembleia geral de professores no Campus da Unir


A assembleia geral da Associação dos Docentes da Unir (Adunir) mal começou e, em questão de 20 minutos acabou cancelada por um tumulto iniciado por um professor que é partidário do Reitor Januário Amaral. A assembleia começou as 4 horas e iria fazer uma avaliação sobre a paralisação com a presença dos membros da Adunir e o Comando de Greve. 

Quando os debates começaram a mesa foi formada, o professor Leonardo Severo, do Curso de Educação Física, alegou questão de ordem, pegou o microfone e começou a defender o fim da greve e a manutenção do Professor Doutor Januário Amaral na Reitoria. O fim da greve não estava na pauta da assembleia e o microfone acabou sendo tomado da mão do professor. 

Foi o suficiente para o bate-boca começar. No meio do tumulto, o professor Carlos Luiz Papagaio, do Curso de Informática, acabou sendo empurrado e agredido com um soco e, se não fosse a intervenção de outros professores, a confusão teria sido generalizada e em quebra-quebra entre grupos aliados e contrários ao Reitor. A assembleia teve que ser cancelada para evitar mais desentendimentos. 

Breve vídeo da confusão:

 


Fonte: Jornal Orondoniense
Postado por @Raildosales

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

É GREVE GERAL

Ji-Paraná está em GREVE! O 2º maior campus da UNIR.

Ariquemes está em GREVE! (O diretor do campus deve estar deprimido)

Guajará-Mirim está em GREVE! Com honras ao mérito (expulsão do REItor)

Rolim de Moura está em GREVE! (Impediram a reunião dos pró-reitores puxa-sacos)

Vilhena está em GREVE! (os combativos estudantes de LETRAS)

Cacoal está em PARALISAÇÃO! (Por enquanto, a greve está chegando...)

Porto Velho está em GREVE! (A combativa trincheira de resistência permanece em LUTA e HOJE, terça-feira dará combate direto aos desmandos do REItor. A partir das 14:00hrs na UNIR centro)

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

    O Curso de Matemática da UNIR, tem mais um trabalho aceito em nível regional, desta vez o acadêmico Raildo Sales, tendo como orientador o Prof Dr. Marinaldo Felipe da Silva, submeteram o trabalho: Matemática: Uma Contribuição as Comunicações.
     O trabalho será apresentado na modalidade comunicação científica na I Semana da Matemática da Universidade Federal do Acre, que se realizará de 17 a 21 de outubro no Anfiteatro Garibaldi Brasil no Campus da UFAC. 
     Mais informações do evento na postagem abaixo e no site do evento: www.semanadamatematica.com.br


Temos poucas vagas no ônibus !!!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLÉIA GERAL


O Centro Acadêmico de Matemática - CAMAT / UNIR , CONVOCA através deste, TODOS os estudantes de Matemática desta instituição, para participarem da ASSEMBLÉIA EXTRAORDINÁRIA.

Quando: 19 de setembro (segunda feira)

Aonde: sala 05 do bloco E (Matemática)

Que horas: 10 horas

Pauta:
             Informes;
             Situação da Viagem a Semana da Matemática da UFAC;
             Situação atual da greve dos professores e dos estudantes da UNIR;
             Adesão do Curso de Matemática a Greve dos estudantes da UNIR;


Raildo Sales
Presidente do CAMAT / UNIR

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Guia de Carreiras: Matemática

Profissional pode dar aulas ou trabalhar em empresas e mercado financeiro. 

Carreira exige facilidade com números e operações complexas.

Se você gosta de fazer contas e é bom com números, cursar uma faculdade de matemática pode ser uma excelente opção. Com possibilidade de atuação em diferentes áreas, o profissional está habilitado a trabalhar em universidades e centros de pesquisa, desenvolvendo novos modelos matemáticos, ou em empresas, com a criação de métodos numéricos e análise de dados do mercado financeiro.
guia de carreiras matematica (Foto: Editoria de Arte/G1)
Mas não basta só gostar de matemática para ingressar na carreira. Antes de optar pelo curso, é preciso ter em mente que as aulas não são nada fáceis. Já no ciclo básico de estudos o aluno terá diversas disciplinas de cálculo, álgebra, geometria, além de probabilidade, estatística e computação.
De acordo com o matemático Andrew Woods, a graduação em matemática é muito abrangente e, por isso, dá uma boa base para qualquer tipo de emprego que requer um raciocínio quantitativo. “A matemática abre muitas portas para o jovem como profissional”, ressalta.
O profissional formado em matemática pode seguir dois caminhos. Ao fazer os cursos de licenciatura em matemática e se tornar professor. Ele vai poder atuar em escolas e universidades e, se aprofundando mais no assunto, pode se tornar pesquisador.
Andrew se formou em matemática pela PUC-Rio. Para se especializar na área de finanças, Ele trabalha em uma empresa privada de investimentos no Rio de Janeiro e tem uma rotina intensa de contas e cálculos, faz mestrado três vezes por semana.
“É muito importante fazer uma pós-graduação, mestrado, ou até mesmo doutorado para quem cursa a faculdade de matemática e quer trabalhar em áreas mais específicas e especialmente para o aluno que quer seguir uma carreira acadêmica”.
Matemática pura x matemática aplicada 
O professor Marco Aurélio Cabral, do Instituto de Matemática da UFRJ, afirma que, quem quer se tornar matemático, deve gostar da matéria e de desafios intelectuais. Segundo ele, além da licenciatura, o aluno pode seguir dois caminhos durante a graduação: a matemática pura, que é mais teórica, ou a matemática aplicada, mais prática.
“Na matemática pura a motivação principal é estética. Quando se desenvolve uma teoria o foco é em se obter definições e teoremas simples, que englobem casos gerais", ressalta Cabral. "Já a matemática aplicada foca nas aplicações. Além das tradicionais em física e engenharia, hoje em dia, tem sido cada vez mais importante as aplicações em economia, incluindo finanças, e biologia, incluindo bioinformática.”
O pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e editor chefe da Sociedade Brasileira de Matemática, Roberto Imbuzeiro Oliveira, explica que um professor-pesquisador pode trabalhar em universidades ou institutos de pesquisa e divide seu tempo entre aulas de graduação e pós, orientação de alunos e pesquisa científica.

“A grande expansão do sistema de ensino superior brasileiro criou muitas e muitas vagas para professores-pesquisadores. Nas universidades federais, o salário inicial para professores adjuntos, com doutorado em matemática ou área afim, é de cerca de R$ 7,5 mil. No IMPA, o salário inicial para pesquisador com doutorado é de mais ou menos R$ 11 mil”, afirma.
Fonte:  G1.com.br
Postado por: Raildo Sales